Colite

Colite: quando a cirurgia é indicada?

A colite ulcerativa é uma doença inflamatória do cólon e do reto, perto da mucosa. Ela pode variar em gravidade, de uma doença leve intermitente a uma constante e profunda, potencialmente fatal, que requer cirurgia urgente.

Sendo assim, uma situação grave, como a colite, necessita de orientação médica. Por isso, acompanhe a leitura e saiba quando a cirurgia é indicada para o tratamento do distúrbio.

Como é a cirurgia de colite?

A cirurgia de colite ulcerativa irá depender da gravidade, extensão e duração da doença, bem como a resposta e tolerância à medicação, além da idade do paciente.

A cirurgia desempenha um papel importante no tratamento da colite, tanto por causa da natureza maligna da doença, como pela falha periódica do tratamento conservador.

Existem quatro opções cirúrgicas para pacientes com colite ulcerativa. Cada uma tem suas próprias vantagens e desvantagens. Descubra a respeito a seguir.

Indicações da cirurgia de colite

A escolha da operação requer a consideração sobre as vantagens e desvantagens de cada opção. Além disso, o procedimento deve ser adaptado às necessidades e circunstâncias de cada paciente. Fatores importantes a serem considerados na escolha da operação incluem a indicação da cirurgia, idade do paciente, condições médicas associadas, dentre outros requisitos. Veremos, a seguir, algumas dessas indicações.

Colite fulminante

Colite fulminante é um grave ataque de colite, caracterizada pela diarreia com sangue, dor abdominal e febre. Sinais de sepse sistêmica, como taquicardia, hipotensão e leucocitose, são comuns. Pode ocorrer, inclusive, uma hemorragia. Se não houver melhora de 24 a 48 horas, ou até mesmo se o paciente piorar, a cirurgia de urgência é uma forte opção. A intervenção cirúrgica precoce demonstrou minimizar o risco de complicações do distúrbio.

Megacólon tóxico

Megacólon tóxico é a dilatação aguda de um segmento do cólon, com toxicidade associada. O grau de dilatação não é o único fator na avaliação da gravidade, mas também o grau de toxicidade. Embora a maior dilatação seja geralmente vista, que pode se estender de 9 a 15 cm no megacólon tóxico, é quando o cólon transverso se distende até mais de 6 cm. Nesse casos, ele atravessa o corpo vertebral lombar.

Um tratamento médico agressivo é indicado para o caso. Pelo menos duas vezes ao dia, deve ser feito o exame abdominal por uma equipe experiente, além de radiografias diárias para excluir a possibilidade da cirurgia. A maioria dos pacientes utiliza esteroides, que podem tornar a avaliação física pouco confiável, havendo a diminuição da frequência dos movimentos intestinais, à medida que a condição se deteriora.

Por fim, a colite ulcerativa, na maioria dos pacientes, pode ser controlada por tratamento médico conservador. A terapia medicamentosa intensiva é indicada, caso a doença não responda ao tratamento. Isso geralmente requer internação hospitalar e o uso de esteroides intravenosos para induzir a remissão.

Pacientes que não respondem ao tratamento médico devem ser considerados para cirurgia. Além disso, alguns pacientes podem optar pela cirurgia, devido a duração dos sintomas, frequência das recaídas, efeitos colaterais dos medicamentos ou à preocupação com o desenvolvimento da malignidade da colite futuramente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
cirurgião geral no Rio de Janeiro!