A colite é a inflamação do intestino grosso, ou cólon. Ela pode acometer este órgão de várias formas e a partir de diferentes agentes.
A doença, dependendo do tipo de manifestação, pode ser aguda ou tornar-se crônica. De acordo com a causa e com a parte do intestino acometida, pode receber diferentes nomenclaturas.
A colite pode ser dos seguintes tipos:
- ulcerativa – quando a inflamação é causada por úlceras na parede do intestino grosso;
- isquêmica – quando há ausência de fluxo sanguíneo em parte do cólon;
- viral – quadro em que a doença é causada por uma infecção por vírus. Neste último caso, a doença pode ser contraída pela prática de sexo desprotegido.
A colite pode ainda ser causada por infecção bacteriana, quando é chamada de enterocolite, no caso de ser provocada por intoxicação alimentar. Colite pseudomembranosa, quando é causada pela bactéria Clostridium difficile.
Há ainda a Doença de Crohn, um tipo de inflamação grave no intestino que tem relação com problemas no sistema imunológico do paciente e pode tornar-se crônica se não for tratada adequadamente.
A doença provoca sintomas extremamente desconfortáveis, o que faz com que a pessoa afetada por ela perca muito a qualidade de vida. Identificar corretamente os indícios desse tipo de patologia é de extrema importância, para que se procure o quanto antes pelo médico.
Por isso, no artigo de hoje, vamos listar os principais sintomas da colite. Não deixe de ler!
Sintomas da colite
1# Necessidade frequente de evacuar
Um sinal de bom funcionamento do intestino é a regularidade com que evacuamos. No entanto, quando essa regularidade se apresenta acima do normal, é necessário redobrar a atenção para um possível caso de colite.
2# Prisão de Ventre
Uma das características da colite é a disfunção do intestino, podendo ser observado períodos de frequente evacuação com outros de prisão de ventre.
3# Dor de barriga que não passa
A inflamação no cólon frequentemente provoca fortes cólicas em função de feridas e lesões que surgem na parede do intestino.
4# Abdome distendido
Outra característica de vários tipos de colite é o abdome distendido e a presença de um volume maior de gases liberados pelo intestino.
5# Diarreia
É comum que, ao comermos alimentos contaminados por bactérias, tenhamos diarreia. No entanto, se esta diarreia é muito frequente e as fezes estão muito líquidas também pode ser um indício de processo inflamatório no cólon.
6# Fezes com sangue ou muco
A presença de sangue ou pus nas fezes também indica que o intestino está passando por um processo inflamatório que pode estar causando feridas e úlceras. Estes machucados no intestino podem fazer com que as fezes fiquem mais escuras (pela presença de sangue) ou com muco.
7# Febre
A febre é um dos principais indícios de que nosso corpo está passando por um processo inflamatório. Como a colite é uma inflamação, a presença de febre é um alerta.
Se você apresenta um ou mais destes sintomas, não deixe de procurar por um médico. O diagnóstico precoce é fundamental para que a doença não se transforme de aguda em crônica.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!