colite

Colite: o que é, tipos e tratamentos

A colite é uma inflamação no intestino grosso que traz para o paciente sintomas extremamente desconfortáveis. Quem sofre com a doença, em uma de suas variadas formas, sabe que dor, desconforto e irritabilidade acabam entrando para a rotina.

Por isso, quando aquela dor de barriga não passa, é importante ficar atento para um possível problema no cólon, como é chamada esta parte do intestino. A colite pode ser aguda ou crônica. No entanto, há tratamentos e profilaxias que revertem e previnem a reincidência da doença.

A causa para este problema de saúde é extremamente variada e tem relação com o tipo de colite observada no paciente. A razão pode ser desde de um processo inflamatório interno, até a ingestão de bactérias de alimentos contaminados.

Por isso, para entender melhor o que é a colite e quais os tratamentos para ela é necessário falar, primeiramente, sobre cada um dos seus tipos. Acompanhe a seguir!

Quais os tipos de colite?

A inflamação do cólon pode se apresentar de diferentes formas. São elas:

Colite por infecção viral

Causada pelo citomegalovírus. Esta forma de colite pode ser contraída por relação sexual desprotegida, transfusões de sangue e contato com saliva, urina e secreção respiratória de uma pessoa contaminada.

Colite isquêmica

Como o próprio nome já diz, caracteriza-se pela ausência de circulação sanguínea em uma região do cólon. Seus sintomas são dor abdominal, diarreia e sangramento intestinal.

Colite ulcerativa

Este tipo de colite se manifesta a partir da presença de feridas ou úlceras no cólon, ou em todo o intestino. Seus sintomas incluem febre, dor, fezes com sangue e diarreia. Se diagnosticada precocemente, há possibilidade de cura para as feridas. Caso isso não seja feito, as úlceras podem tornar-se permanentes.

Colite nervosa

Popularmente conhecida como síndrome do intestino irritável, este tipo da doença é causada por questões psicológicas, como estresse, ansiedade e depressão. Seus sintomas são diarreia frequente, estufamento abdominal e dor de barriga.

Colite pseudomembranosa

Este tipo de colite é causada pela bactéria Clostridium difficile, que produz toxinas que causam lesões na parede intestinal. Seus sintomas são a presença de fezes líquidas, febre, fortes cólicas e mal-estar.

Doença de Crohn

Este tipo de inflamação intestinal, também conhecida como enterite regional, é considerada séria, podendo acometer uma grande parte do intestino, que pode ir do delgado ao cólon. Em alguns casos, pode afetar todo o intestino. Ela é de difícil tratamento e traz severo desconforto para o doente, com sintomas específicos, como febre, sangramento retal, dor abdominal, perda de apetite e perda de peso. Sua causa tem relação com problemas no sistema imunológico do paciente.

Como tratar a colite?

O tratamento para colite vai depender do tipo de manifestação da doença. Em geral, ele é feito para diminuir sintomas, como a dor e a febre. O médico poderá prescrever medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além de uma dieta específica para o tipo de inflamação observada no paciente. No entanto, em alguns casos mais severos, pode haver a necessidade de intervenção cirúrgica.