cirurgia de refluxo

Como é feita a cirurgia de refluxo?

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma condição crônica que acomete a milhares de pessoas, de qualquer gênero ou idade. Além de causar muito desconforto, pode evoluir e chegar ao ponto de o único tratamento possível ser a cirurgia de refluxo.

Você sabe como esse procedimento é realizado? Então, leia nosso post. Nas próximas linhas, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é a cirurgia de refluxo?

Trata-se de uma alternativa para o tratamento da DRGE e, na maioria das vezes, é realizada quando as úlceras no estômago e/ou no esôfago se agravaram e podem evoluir para um câncer.

Embora seja uma cirurgia, o tratamento é pouco invasivo. Em alguns casos, o procedimento pode ser feito para tratar tanto o refluxo quanto a hérnia de hiato, um problema no qual parte do esôfago se desloca para a cavidade torácica, podendo danificar o diafragma e causar a DRGE.

Para quem é indicada?

A indicação cirúrgica é dada pelo médico responsável pelo caso, mas a decisão costuma estar relacionada após a análise da gravidade do quadro, tempo e frequência com que o paciente sofre com os sintomas e intensidade.

Ademais, a cirurgia de refluxo só tende a se tornar uma opção quando o tratamento convencional, à base de medicamentos e dieta, não traz resultados satisfatórios. Quando não tratada, a DRGE pode se tornar um câncer de esôfago, laringe ou faringe, ou causar problemas respiratórios.

Como é realizada?

Primeiro, o paciente precisa realizar um jejum de 12 horas para alimentos sólidos e de 8 horas para alimentos líquidos, antes do horário marcado para a cirurgia. Geralmente, há a necessidade de suspender o uso de medicamentos para evitar efeitos colaterais indesejáveis.

Antes de iniciar o procedimento, o paciente recebe anestesia geral. Com a evolução da medicina, a cirurgia de refluxo passou a ser realizada por meio de laparoscopia, reduzindo o tempo de internação e as possibilidades de complicação.

Ainda, o cirurgião realiza cinco pequenas incisões no abdômen do paciente para a introdução do laparoscópio e manuseio dos instrumentos. A técnica consiste em fechar o defeito no músculo do diafragma, caso haja um hérnia, e confeccionar uma novo mecanismo anti-refluxo.

Para isso, uma nova válvula é construída a partir do tecido do próprio estômago do paciente, substituindo a válvula defeituosa. A alta hospitalar costuma ser dada em até 24 horas após a internação.

Como é o pós-operatório?

Por ser uma laparoscopia, a recuperação é rápida e pouco dolorosa, ocorrendo em até sete dias. Geralmente, após essa primeira semana, o paciente já é liberado para retornar ao trabalho e as atividades físicas são permitidas depois de 30 dias.

No que diz respeito à alimentação, nas primeiras seis horas o paciente recebe uma dieta cremosa, que deve perdurar por uma semana. Antes de normalizar a dieta, um exame de raio-X é realizado para se certificar do sucesso da cirurgia.

Um dos principais cuidados no pós-operatório é o de mastigar bem todos os alimentos antes de ingeri-los. Além disso, recomenda-se evitar relações sexuais por duas semanas, não dirigir nos primeiros dez dias e fazer pequenas caminhadas em casa.

Portanto, como você pode perceber, a cirurgia de refluxo não é um procedimento complexo e nem necessita de grandes cuidados pós-cirúrgicos.