diverticulose

Diverticulose: causas e tratamentos

É provável que você já tenha ouvido falar de uma doença chamada diverticulose. Você sabe o que ela é e onde se manifesta? Muitos ainda a confundem com a diverticulite.

A diverticulose é uma doença intestinal, caracterizada pela formação de pequenas bolsas projetadas para fora da parede do intestino grosso. Ela pode surgir tanto em homens quanto em mulheres. Quando estas pequenas protuberâncias, ou divertículos, inflamam, dá-se o nome de diverticulite.

Acredita-se que boa parte da população acima dos 60 anos apresente este quadro de forma assintomática. Só é possível perceber os sintomas dessa patologia quando ela já se transformou em um processo inflamatório.

No post de hoje, vamos explicar melhor o que é a diverticulose, suas causas e tratamentos disponíveis. Não deixe de acompanhar!

Conheça melhor a diverticulose

A diverticulose caracteriza-se pela presença de pequenas saliências nas paredes externas do intestino. Ela pode aparecer em qualquer parte desse órgão, mas é mais frequente no intestino grosso.

Estas pequenas bolsas, chamadas divertículos, retêm baixa quantidade de fezes, podendo inflamar ou apresentar contaminação por bactéria, dando origem a uma doença chamada diverticulite.

Os divertículos se dividem em dois tipos: os hipertônicos e os hipotônicos. Os hipertônicos surgem a partir do aumento da pressão no intestino grosso. Já os hipotônicos surgem a partir de um enfraquecimento na musculatura lisa do cólon.

Quais as suas causas?

As causas da diverticulose podem estar relacionadas a diversos fatores. Entre eles estão: o mau funcionamento do intestino, idade avançada, sedentarismo e baixo consumo de fibras.

A doença em si só causa problemas para o paciente quando os divertículos acumulam fezes e inflamam, causando a diverticulite. Este agravamento do problema pode provocar sangramentos no intestino.

Na maior parte dos casos, a diverticulose é assintomática, só sendo descoberta com a realização de exames de investigação e prevenção de doenças colorretais.

Já a diverticulite apresenta sintomas, que trazem extremo desconforto para o paciente. São eles: fortes dores abdominais, aumento de gases e prisão de ventre.  Quando a doença progride, os sintomas ficam ainda mais fortes, podendo haver a presença de febre, náuseas, sangue e pus nas fezes.

O diagnóstico da diverticulose pode ser feito com a realização do raio-X do intestino, para detectar a localização e a gravidade do problema. A videocolonoscopia também pode ser realizada com o intuito de examinar o interior do intestino e diferenciar a diverticulose de outros possíveis problemas colorretais.

Como é feito o tratamento?

O tratamento para este tipo de doença intestinal envolve o uso de medicamentos antiespasmódicos e anti-inflamatórios. É altamente recomendado que o paciente com os sintomas aumente o consumo de fibras e de água.

Em alguns casos, em que há a complicação do quadro, pode ser necessária a internação para administração de medicação intravenosa.

Em quadros mais graves, a cirurgia é a melhor opção. Nela, é realizada a retirada da parte do intestino onde estão localizadas as bolsas responsáveis pela diverticulose.