nódulos na tireoide

6 formas de evitar os nódulos na tireoide

Os nódulos na tireoide são muito comuns. Existem várias condições que podem causar o desenvolvimento deles na glândula tireoide. 

Por isso, minha preocupação é que as pessoas possam se prevenir quanto a isso. Sendo assim, elaborei este artigo com 6 formas de se evitar o desenvolvimento dos nódulos na tireoide. Confira no artigo, a seguir.

Prevenção dos nódulos na tireoide 

1# Inibição da deficiência de iodo

Baixos níveis de iodo estão associados ao risco aumentado de desenvolvimento de bócio, ou aumento da glândula tireoide. Isso pode resultar em nódulos, à medida que essa deficiência avança.

2# Tratamento da doença de Hashimoto

Pouco conhecida, a doença de Hashimoto causa a inflamação da tireoide, podendo desenvolver nódulos no local. Este distúrbio resulta da subprodução do hormônio tireoidiano, e pode levar à destruição gradual da glândula.

3# Tratamento da superprodução de hormônios

Outra condição que pode resultar em nódulos na tireoide é o crescimento do tecido. Às vezes, há um crescimento excessivo do tecido tireoidiano, que é chamado de adenoma da tireoide. 

Não está claro por que isso acontece, mas, a alteração pode causar nódulos e a superprodução de hormônios.

4# Prevenção do crescimento do tecido tireoidiano

Um cisto cheio de líquido pode se desenvolver, podendo ser resultado do crescimento anormal do tecido da tireoide. Esses cistos são uma mistura de componentes sólidos e fluidos. Geralmente, eles são benignos. Às vezes, no entanto, componentes sólidos em um cisto, que não forem devidamente avaliados, podem se tornar malignos.

5# Tratamento do bócio

O bócio é o aumento anormal da tireoide, causando um nódulo no pescoço. Isso pode ocorrer quando há uma superprodução de hormônios da glândula.

A maioria dos nódulos na tireoide é benigno, causados por outros fatores. No entanto, em alguns casos, um nódulo é resultado do desenvolvimento de células cancerosas na tireoide. Se um nódulo é duro, grande e doloroso, existe um risco maior de malignidade.

6# Conhecimento sobre os fatores de risco

Conhecer os fatores de risco responsáveis pelo desenvolvimento de nódulos na tireoide é uma forte medida de prevenção da doença. Por isso, saiba os fatores mais comuns para o problema.

  • Nódulos na tireoide são quatro vezes mais comuns em mulheres do que em homens;
  • O aumento do tamanho do nódulo está relacionado às alterações hormonais do estrogênio e progesterona, razão pela qual os nódulos são frequentemente encontrados em mulheres grávidas;
  • Sua frequência aumenta com a idade;
  • Estão ligados à baixa ingestão de iodo;
  • A exposição à radiação ionizante (que pode acontecer na infância, ou devido à exposição no trabalho) está associada a um risco aumentado de desenvolvimento da doença. 

O nível de exposição à radiação considerado arriscado é maior do que a produzida pelas radiografias de rotina. Por fim, mesmo se não houver suspeita de nódulos na tireoide, procure um médico para um exame de rotina. Dessa maneira, a prevenção se tornar muito mais eficaz.


Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe