hérnia abdominal

O que pode causar hérnia abdominal?

A hérnia consiste no escape total ou parcial de um ou mais órgãos, através de um orifício que se abre por diferentes razões. A hérnia pode ser inguinal, epigástrica, umbilical, de hiato, diafragmática, entre outros tipos.

A hérnia abdominal pode surgir em indivíduos de ambos os sexos e em todas as faixas etárias, de bebês a idosos. Em muitos casos, demora a ser descoberta por permanecer discreta, imperceptível e assintomática, por muito tempo. Quando se manifesta, os sintomas frequentes são inchaço, dor local, náusea, vômito e sangue nas fezes.

Não existe uma única causa para o aparecimento de hérnia abdominal. Vale destacar que ela pode se desenvolver em função de múltiplos fatores. Conheça as principais causas desse problema de saúde.

Excesso de carga

Carregar muito peso é uma das principais causas de hérnia abdominal. Cargas muito elevadas na academia ou no trabalho podem ser muito prejudiciais, caso não haja o devido preparo físico. O peso excessivo força os tecidos protetores do abdômen, gerando, consequentemente, o enfraquecimento da região.

Fibrose cística

A fibrose cística é uma doença genética que altera o funcionamento das glândulas exócrinas, responsáveis por produzir muco, suor ou enzimas pancreáticas. Entre outras consequências, a fibrose cística pode desencadear hérnia abdominal.

Esforço crônico

Tosse, esforço para evacuar e constipação crônica são fatores que contribuem para o desenvolvimento de hérnia abdominal. Próstata aumentada e esforço para urinar também aumentam as chances de o indivíduo apresentar hérnia no abdômen.

Má formação

A hérnia abdominal acontece na linha Alba, chamada linha média do abdome, entre o tórax e o umbigo. Em boa parte dos casos, a hérnia abdominal está relacionada a problemas congênitos na formação dessa linha.

Outras causas

A hérnia abdominal pode ser causada por outros fatores, como obesidade, infecção pulmonar, pressão na parede abdominal e gravidez, principalmente quando a mulher tem gestações muito próximas.

A hérnia, normalmente, ocorre em função do enfraquecimento do tecido da barriga. Essa característica pode ser genética, mas também é comum quando a pressão abdominal aumenta, o que justifica a obesidade e o período gestacional como fatores de risco.

Independentemente da causa, se você apresentar algum sintoma de hérnia ou tiver alguma suspeita de enfermidade abdominal, consulte um médico imediatamente, para diagnosticar o problema e, se for necessário, dar início ao tratamento o mais rápido possível.

O especialista pode confirmar a existência de hérnia por meio de exame físico, uma vez que a protuberância tende a ficar mais evidente quando o indivíduo tosse, se curva, faz esforço ou levanta peso. A ultrassonografia também identifica a hérnia abdominal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe