hérnia incisional

Toda hérnia incisional tem tratamento cirúrgico?

Mesmo em casos mais simples, a cirurgia no abdômen pode gerar algumas complicações e anomalias, como é o caso da hérnia incisional.

Apesar de ser uma condição que pode provocar mudança na aparência física da pessoa, essa hérnia não provoca complicações severas e pode ser cuidada, seguindo as orientações de um médico.

Para você saber mais sobre este assunto, abaixo, vamos falar do que se trata esta alteração no tecido abdominal e sobre quais os cuidados você deve tomar para reverter o quadro.

Confira!

O que é hérnia incisional?

Esta é uma anomalia que acontece depois da cirurgia abdominal, em que o médico realiza incisão para tratar determinada patologia, sendo necessário o seu fechamento por meio de sutura.

Por mais bem feita que tenha sido a cirurgia, essa alteração ocasiona uma cicatriz, fazendo com que a parede do abdome fique mais frágil. Isso pode causar um alargamento do local, possibilitando o deslocamento dos órgãos.

Essa fraqueza pode ocorrer em diversas partes do abdômen, porém, é mais comum nas seguintes situações:

• incisões que sofreram infecção pós-operatória;
  • cirurgias contaminadas, como é o caso da apendicite supurada;
  • pacientes que voltaram a praticar exercícios físicos e não respeitaram o tempo de repouso determinado pelo cirurgião;
  • pessoas com deficiência nutricional ou doenças consumptivas.

Como é feito o diagnóstico?

Na maioria das situações, o médico consegue avaliar a hérnia por meio de exame clínico. No entanto, alguns pacientes podem ser submetidos à ultrassonografia ou tomografia.

Em geral, a pessoa começa a ser observada a partir dos sintomas apresentados, como um abaulamento na região operada, podendo ser acompanhada ou não de dor local. Alguns pacientes queixam-se de desconforto ao movimento.

Além das cirurgias, esse tipo de hérnia pode surgir depois de uma laparoscopia.

Como é o tratamento?

O tratamento padrão é feito com uma cirurgia para colocar a parte exposta no lugar apropriado. Quanto mais cedo for a operação, melhor será o resultado, especialmente em casos de hérnia aprisionada.

Entretanto, quando a hérnia é muito grande, se torna mais difícil a recuperação, principalmente em pessoas idosas. Isso ocorre porque a correção do defeito pode provocar um aumento da pressão intra-abdominal e causar limitação do movimento respiratório.

O procedimento para curar a protuberância pode ser aberto ou por laparoscopia, sendo considerada menos invasiva. Ambos os métodos são feitos através de um pequeno corte, sob anestesia peridural ou local. Assim, a parte exposta é colocada novamente para dentro do abdômen e, em seguida, o médico fecha a região com uma tela especial.

A recuperação costuma ser rápida e simples, mas é importante manter repouso e outros cuidados indicados para que não haja nenhuma complicação.

A hérnia incisional pode acontecer com qualquer pessoa submetida a cirurgia abdominal. Ao sinal de alguma anomalia, procure ajuda médica para contornar a situação.