Hérnia

Quais são os tipos de hérnia

A hérnia é o extravasamento parcial ou total de parte de um órgão por uma abertura que surgiu por má formação, ruptura ou enfraquecimento das camadas de tecido protetoras dos órgãos. Essa parte ocupa espaço que não deveria, podendo surgir em vários locais do corpo.

Não existe uma causa evidente para o aparecimento do problema. Alguns podem ter origem congênita, outros devido ao levantamento de peso excessivo, ou má alimentação. A alteração pode acontecer em qualquer idade, podendo se manifestar algum tempo depois de sua existência.

Algumas outras causas podem favorecer o surgimento da hérnia, como realizar esforço extremo, constipação e esforço para evacuar, tosse excessiva, tabagismo e gestações sucessivas em um curto espaço de tempo.

Os sintomas mudam de acordo com o tipo de hérnia, porém, existem sinais que são comuns para a maioria delas, como dor e inchaço no local afetado, náuseas e vômitos. Agora, conheça os diferentes tipos da doença!

Tipos de Hérnia

Existem vários tipos de hérnia que podem se manifestar no organismo. Veja a seguir.

Hérnia de disco

Localizada na coluna, surge quando um disco vertebral mal posicionado pressiona as raízes nervosas que são ramificadas desde a medula espinhal. Pode ocorrer na cervical e lombar. Os sintomas geralmente são dores, fraqueza e dormência nos membros.

Hérnia Inguinal

Acontece na virilha e representa a maior parte dos casos de hérnia abdominal, sendo mais comum em homens. Se tratada precocemente não traz maiores complicações, mas se sofrer estrangulamento deve ser tratada com cirurgia, devido ao risco de infecções.

Hérnia Inguinoescrotal

Surge no saco escrotal, invadindo a região dos testículos em virtude do aumento da inguinal.

Hérnia Epigástrica

Presente entre o umbigo e o tórax, devido ao deslocamento dos músculos abdominais. O tratamento é cirúrgico, pois esse tipo de lesão não desaparece espontaneamente.

Hérnia Umbilical

Comum em mulheres e bebês, localiza-se no umbigo e surge devido a alguma falha na cicatriz umbilical, ou por esforço excessivo, obesidade e gravidez. Para evitar o estrangulamento da hérnia, é utilizado o tratamento cirúrgico.

Hérnia Femoral

Também frequente em mulheres, ocorre na raiz da coxa e evidencia mais complicações que as do tipo inguinais. Trata-se de um tipo mais raro e seu tratamento é cirúrgico.

Hérnia Incisional

Surge em cicatriz de cirurgias já realizadas no abdômen, podendo aparecer logo após o procedimento ou até anos depois.

Hérnia Muscular

Geralmente, ela surge como resultado da prática de exercícios físicos, causando um inchaço no músculo e formando pontos salientes. O tratamento indicado é o repouso. Na maioria dos casos ela desaparece com o tempo.

Hérnia Diafragmática

Surge quando parte do estômago força a área da caixa, comprimindo-a em um ponto fraco no diafragma. A causa está ligada à fraqueza da parede abdominal. A hérnia de hiato é um tipo da diafragmática.

Se perceber um inchaço anormal em algum lugar do corpo, em especial no abdômen, seguido ou não de dor, procure um especialista!. Esses sintomas são comuns aos diversos tipos de hérnia. Por meio de exames, o médico poderá iniciar o tratamento adequado para o alívio dos sintomas e cura do problema.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe