litiase biliar

O que é litíase biliar?

De forma simplificada, chamamos de litíase biliar, ou cálculo biliar, o depósito de líquido digestivo que cristaliza na região da vesícula biliar. 

Vamos por partes.

A vesícula biliar, importante salientar, é um órgão responsável pelo armazenamento da bile, uma substância produzida pelo fígado e que faz a digestão de gorduras na região do intestino.

A bile contém bilirrubina e colesterol, dois produtos que podem adquirir consistência mais sólida quando alcançam a vesícula. Quando isso acontece, formam-se os cálculos biliares.

Existem dois tipos de litíase biliar. Falaremos mais sobre eles abaixo.

Tipos de cálculo biliar

O tipo mais comum é o que chamamos de cálculo biliar de colesterol. Como o próprio nome sugere, são majoritariamente compostos de colesterol, o que faz com que tenham coloração amarelada.

Os cálculos biliares pigmentados, por sua vez, têm tonalidade mais escura. Eles são formados quando há concentração de bilirrubina na bile.

Em ambos os casos, não sabemos ao certo qual é a causa para a formação dos cálculos. O que sabemos é que, quando o fígado produz colesterol além da conta, este excesso pode vir a cristalizar.

Quais são os sintomas da litíase biliar?

É possível que o paciente não tenha sintomas até que haja bloqueio do duto biliar comum: neste caso, há o que chamamos de cólica biliar.

É um sintoma facilmente reconhecível, uma vez que gera dores abdominais fortes, com possível irradiação para as costas, inchaço abdominal, vômitos e febre.

Quem pode ter litíase biliar?

O problema é mais comum em mulheres a partir dos 60 anos de idade, mas homens também podem ser atingidos por ele.

Em geral, sobrepeso, obesidade, alimentação pobre em fibras e rica em gorduras, histórico familiar e diabetes podem fazer com que haja o surgimento de um ou mais cálculos biliares.

Há relatos de pessoas que sofreram com este incômodo após a utilização de medicamentos com estrogênio ou após intervenções cirúrgicas na região do intestino. Estes casos, no entanto, são menos frequentes.

Quais são os exames necessários para descobrir o problema?

Como já comentamos, boa parte das pessoas não sabe que possui cálculos biliares. As suspeitas surgem apenas quando há um quadro de cólica.

Se você sentiu dores fortes na região do abdômen recentemente, especialmente durante uma refeição, você deve levar estas informações para um médico de confiança.

Sabemos que a litíase biliar pode acontecer também em pessoas que sofrem de câncer na região da vesícula. Assim, fazer testes que excluam a presença de tumores é fundamental.

Para realizar o diagnóstico, o médico pode solicitar testes de imagem, como o ultrassom, e um procedimento que chamamos de colangiopancreatografia por ressonância magnética, uma técnica onde as vias biliares e pancreáticas são avaliadas de forma bastante detalhada.

O tratamento pode variar de acordo com a gravidade do caso e com a existência de sintomas.

Quando é necessário tomar medicação, o paciente faz uso de remédios que dissolvem os cálculos biliares. Este tratamento, embora efetivo, não impede que o problema volte a acontecer.

A opção cirúrgica deve ser considerada quando os cristais são grandes e têm atrapalhado consideravelmente a vida cotidiana, o bem-estar e a saúde do paciente. Felizmente, este não é um procedimento cirúrgico complexo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe