má digestão

3 tratamentos para má digestão

Dispepsia, indigestão, má digestão. São vários os nomes associados ao distúrbio da função digestiva, caracterizado especialmente pela sensação de difícil digestibilidade, empanzinamento e empachamento.

Essa condição acontece quando o estômago não consegue digerir adequadamente os alimentos, o que pode gerar peso estomacal e inchaço abdominal. Enjôos, arrotos e vômitos também podem estar associados à má digestão.

O distúrbio não é uma doença em si, mas, sim, um sintoma. Isso não significa que não deva ser tratada. Pelo contrário! A indigestão é um forte indício de problema digestivo, portanto, a causa dessa manifestação física deve ser investigada e cuidada.

Conheça alguns tratamentos para a má digestão, logo abaixo!

Tratamentos para má digestão

1# Dieta balanceada

Os hábitos alimentares desequilibrados podem provocar a má digestão. Comer rápido demais, mastigar pouco os alimentos, tomar excesso de líquidos durante as refeições e abusar de gorduras e açúcares são ações que comprometem negativamente a digestibilidade. Sendo assim, para combater a indigestão, vale a pena apostar em dietas leves, balanceadas e ricas em fibras.

2# Antiácidos e inibidores da produção de ácido

Os medicamentos antiácidos são coadjuvantes no tratamento da má digestão. Eles atuam neutralizando a acidez estomacal e, apesar de gerarem alívio imediato, eles não inibem a produção de ácido no estômago. Quem cumpre essa função são os inibidores, como o famoso omeprazol.

Tais medicamentos podem gerar efeitos colaterais, então, o risco-benefício de seu uso deve ser avaliado. A automedicação é contraindicada, afinal, somente o médico é capaz de prescrever o fármaco ideal, dosagem segura e duração do tratamento.

3# Cirurgia digestiva

Calma! Uma simples má digestão não é razão suficiente para levar um paciente à mesa de cirurgia. No entanto, quando o sintoma está associado a outros sinais, pode haver indícios de que o paciente esteja com problemas de saúde mais sérios. Neste caso, a real causa da má digestão pode demandar a realização de procedimento cirúrgico, tais como:

• úlceras pépticas;
  • cálculo biliar;
  • esofagite;
  • hérnia de hiato;
  • gastrite;
  • pancreatite;
  • problemas na tireoide;
  • câncer de estômago;
  • alterações pélvicas;
  • colite;
  • síndrome do intestino irritável, entre outros.

Se a condição for crônica, merece investigação aprofundada. As chances de doenças subjacentes são grandes!

Tratando as causas

Antes de iniciar o tratamento, é indispensável descobrir a raiz do problema e tratar especificamente as causas. Para se ter uma ideia, a má digestão pode ser causada, além dos fatores já mencionados, por depressão, estresse, intoxicação alimentar, alergia e sensibilidade a determinados alimentos.

Ao apresentar indigestão recorrente, que não passa com a mudança de hábitos alimentares, procure ajuda médica imediatamente, sobretudo se esse sintoma aparecer juntamente com sangramento ou fezes escuras.

Quer saber mais sobre má digestão? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!