A tireoide é uma importante glândula do corpo humano. Ela fica localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo das cordas vocais. Seu formato é similar ao de uma borboleta, com um lobo de cada lado, separados por um istmo central.
O principal papel da glândula tireoide é produzir dois hormônios específicos: a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Esses hormônios tireoidianos ajudam a regular o metabolismo, ou seja, participam diretamente no armazenamento e uso de energia pelo corpo.
Uma das queixas mais comuns relacionadas à tireoide é a existência de nódulos na região do pescoço. Quer saber um pouco mais sobre esses nódulos e descobrir se eles são preocupantes? Leia o artigo e entenda melhor o assunto.
O que são nódulos na tireoide?
Os nódulos na tireoide são caroços compostos por uma massa de tecido tireoidiano ou, até mesmo, um cisto local cheio de líquido. Eles podem ser rígidos ou maleáveis, mas independentemente dessas características, o fato é que nódulos na tireoide são bastante frequentes, sobretudo, com o avançar da idade.
Como detectar um nódulo na tireoide?
Nem sempre os nódulos são sintomáticos e facilmente percebidos. Alguns deles são tão pequenos que passam despercebidos por um bom tempo e só são notados caso cresçam e se tornem visíveis e palpáveis. Para detectá-los precocemente, é importante sempre analisar a área diante do espelho, tocar suavemente o pescoço em busca de nódulos e simular o gesto de engolir para verificar se há alguma alteração.
Quais são os sintomas?
Embora existam os nódulos que não apresentam sinais, se o nódulo for muito grande, sintomas como dor na garganta, rouquidão, dificuldade para respirar ou problemas para engolir podem acontecer. Nesse caso, é muito importante procurar suporte médico especializado para diagnosticar e tratar o quadro.
Como é o diagnóstico?
Esses nódulos geralmente serão encontrados durante um exame físico de rotina. Se alguma protuberância for notada, o médico solicitará testes para saber as características dos nódulos. Eles podem ser hiperfuncionantes (quentes) quando produzem muito hormônio tireoidiano ou hipofuncionantes (frios) quando a produção hormonal é baixa.
Nódulos na tireoide são motivos de preocupação?
Os nódulos na tireoide nem sempre são graves, porém, eles demandam atenção porque às vezes eles podem ser cancerígenos. Cerca de 8% dos nódulos tireoidianos em homens e 4% dos nódulos em mulheres são malignos. De acordo com pesquisas recentes, aproximadamente 90% dos nódulos são benignos, o que não quer dizer que eles não devam ser acompanhados.
O que causa os nódulos tireoidianos?
Não há uma causa exata para a formação dos nódulos na tireoide, mas eles são mais comuns entre os membros de uma mesma família. Outros fatores que podem estar relacionados à ocorrência desses nódulos são a exposição à radiação, bem como, a dieta pobre em iodo.
Quer saber mais sobre nódulos na tireoide? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!