hérnia umbilical

O que é hérnia umbilical e quais os sintomas

O nascimento de crianças com hérnia umbilical é bem comum, de tal forma que ocorre em 10 a 20% de todos os bebês. Entretanto, é possível que essa condição se manifeste em adultos também, sobretudo em mulheres.

A hérnia, nesse caso, se caracteriza por um abaulamento na região do umbigo. Entre os adultos, os que têm mais chances de desenvolver o problema são:

• pessoas que trabalham carregando excesso de peso;
  • praticantes de atividades físicas de alta intensidade;
  • fumantes;
  • indivíduos com histórico de aneurisma da aorta;
  • gestantes;
  • obesos.

Nos bebês, as hérnias umbilicais decorrem da não cicatrização adequada do orifício por onde passam os vasos sanguíneos do cordão umbilical. Por outro lado, nos adultos o surgimento está relacionado à pressão no local, decorrente do peso, da fragilidade da parede abdominal ou da intensidade do esforço realizado.

O que é hérnia umbilical

Esse tipo de hérnia é caracterizada pela protusão de órgãos da região abdominal por um orifício que é formado a partir da falha na cicatrização do anel umbilical.

No decorrer da fase embrionária, o cordão umbilical serve para que haja comunicação entre o feto e a placenta. Após o nascimento, suas estruturas perdem a função. O anel umbilical então cicatriza e se fecha. Todavia, em algumas pessoas, o processo de cicatrização é falho, deixando um orifício. Assim, essa abertura que fica permite a passagem de partes de órgãos, geralmente um pedacinho do intestino, por esse canal.

Sintomas

Tanto adultos quanto crianças manifestam os mesmos sinais. O mais comum é que a hérnia seja notada pela saliência indolor e maleável em volta do umbigo, que pode ser empurrada à depressão abdominal ao ser pressionada. Em alguns casos, só é possível percebê-la quando a pessoa faz esforço ao levantar peso ou ao tossir.

Em alguns casos, as complicações consequente das hérnias umbilicais podem provocar dor, enjoo e vômito. Essas complicações são conhecidas por encarceramento e estrangulamento, explicados a seguir.

Encarceramento

Uma vez que  a hérnia é resultado de uma abertura na parede do abdomem, quando há o encarceramento, significa que um fragmento do intestino ficou preso nesse orifício. Nesse caso,  fica impossível reinseri-lo de volta à cavidade abdominal. Essa circunstância leva ao bloqueio do fluxo sanguíneo do intestino ocasionando sensibilidade, enjoo ou vômitos.

Estrangulamento

O estrangulamento ocorre quando a obstrução do fluxo sanguíneo derivado do encarceramento é total, não permitindo a passagem de sangue. Diante disso, é possível haver necrose do tecido intestinal em poucas horas.

O que fazer quando notar a hérnia umbilical?

O primeiro passo é procurar um cirurgião geral para avaliar o problema. Quando se dá na infância, em 80% dos casos irá desaparecer até os 3 anos. As hérnias umbilicais nas crianças raramente encarceram, de forma que não há necessidade de uma intervenção médica.

Em adultos, o tratamento será sempre cirúrgico. O cirurgião vai examinar a saúde geral do paciente e, em condições favoráveis, a cirurgia denominada herniorrafia pode ser realizada de acordo com as possibilidades do paciente.

A cirurgia de emergência apenas é realizada nos casos em que há complicações. Porém, não se pode prever quando uma hérnia umbilical provocará estrangulamento do intestino. Então, em meio à iminência de surgir o problema em alguma fase da vida, o recomendado é que seja operado, mesmo nos casos em que a hérnia não esteja causando nenhum incômodo.