A pancreatite aguda é uma doença que pode desencadear diversos sintomas, exigindo tratamento imediato para que não haja complicações. Trata-se de um processo inflamatório que acomete o pâncreas de forma repentina, podendo durar poucos dias.
Por ser um problema que acontece em um órgão de suma importância, é importante observar os sinais e procurar ajuda médica logo no início. Assim, é possível reverter a situação e ter uma vida mais saudável.
Para você entender mais como essa doença acontece, abaixo, vamos mostrar as causas, os sintomas e principais tratamentos para a pancreatite aguda. Acompanhe!
Quais as causas da pancreatite aguda?
Durante a digestão, as enzimas produzidas pelo pâncreas tendem a ficar inativas, sendo transferidas pelos ductos presentes no órgão até o intestino delgado, onde são ativadas, contribuindo para a digestão.
Com isso, é comum que irritações aconteçam nas células pancreáticas, inflamando e provocando sinais associados à doença. Quando esse processo ocorre de repente, chamamos de aguda.
Dentre as causas mais comuns para a patologia constam:
- cálculo biliar;
- cirurgia abdominal;
- hiperparatireoidismo;
- lesões no abdômen;
- câncer de pâncreas;
- doença autoimune;
- complicação por causa da fibrose cística;
- doença de Kawasaki;
- infecções virais;
- síndrome de Reye.
Além disso, alguns fatores de risco podem aumentar as chances de desencadear uma inflamação no pâncreas, como:
- histórico familiar;
- uso de tabaco;
- consumo de bebida alcoólica;
- utilização de alguns medicamentos.
Quais são os sintomas?
Os sintomas podem variar dependendo da pessoa. De todo modo, boa parte dos pacientes apresentam dor intensa na região superior do abdômen, que pode se intensificar com o passar dos dias e piorar minutos depois que comer ou beber. Isso ocorre especialmente com o consumo de alimentos gordurosos.
Esse desconforto costuma ser irradiado para as costas e aumentar quando a pessoa fica deitada de costas.
Outros sinais da doença são:
- náuseas e vômitos;
- gases acumulados;
- sensibilidade e inchaço abdominal;
- fezes com cor alterada;
- pele amarelada;
- icterícia;
- soluços;
- erupções ou lesões na pele.
Como é feito o tratamento?
O tratamento exige que o paciente seja hospitalizado para os primeiros procedimentos. Depois que tudo estiver controlado, os médicos irão avaliar as possíveis causas da doença
Depois de passar por avaliação médica, o profissional vai indicar o tratamento que mais se adeque à situação do paciente. Pode ser que ele indique o uso de analgésicos para aliviar a dor. Além disso, também é comum que seja receitado internação para a hidratação via intravenosa.
Ocasionalmente, um tubo poderá ser inserido pelo nariz ou boca para a sucção nasogástrica, caso os sintomas não sejam diminuídos com o tratamento medicamentoso.
A pancreatite aguda pode ser um sinal de que seu corpo não está em pleno funcionamento, sendo atingido por outras doenças subjacentes. Por isso, a qualquer sinal da doença, procure um especialista para tratar o problema e investigar a possível causa.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!