Pedra na Vesícula

Por que se formam pedras na vesícula?

A colelitíase, popularmente chamada pedra na vesícula, é uma condição que ocorre quando cálculos se formam na vesícula ou nos ductos biliares. A vesícula é um pequeno órgão localizado bem perto do fígado. Ela tem o formato parecido com o de uma pera e sua principal função é armazenar a bile, líquido que auxilia diretamente no processo digestivo.

Alguns cálculos biliares que se alojam na vesícula não causam nenhum sinal físico e permanecem assintomáticos por muito tempo. Outros ficam presos no ducto biliar e bloqueiam o fluxo normal da bile para o intestino. Nesse caso, sintomas muito desagradáveis se manifestam, incluindo forte dor abdominal, náuseas, vômito e febre.

Esse problema acomete cerca de 10% da população mundial. Continue lendo o artigo e descubra as principais causas de pedra na vesícula.

Dieta rica em gordura

Uma dieta desequilibrada, rica em gorduras e pobre em fibras, pode ser responsável pelo aparecimento de cálculos biliares. 75% dos casos de pedra na vesícula estão relacionados à alta taxa de colesterol no organismo, o que está diretamente relacionado à alimentação.

Sedentarismo

O sedentarismo também tem íntima relação com cálculos biliares. A vida sedentária eleva o LDL (mau colesterol) e reduz o HDL (colesterol bom). Favorece a obesidade, diabetes e hipertensão, comorbidades também associadas às pedras na vesícula.

Alterações hormonais e uso de anticoncepcionais

O uso prolongado de anticoncepcionais hormonais e a elevação dos níveis de estrogênio, comprovadamente, têm ligação com casos de cálculos biliares em mulheres.

Predisposição genética

É possível verificar a ocorrência de vários casos de cálculos biliares em uma única família. A carga genética pode influenciar a formação dos cálculos. A responsável por esse fator de risco é uma forma mutante do gene ABCG8.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe