Um pólipo de cólon é um pequeno aglomerado de células, que se formam no revestimento do cólon. A maioria dos pólipos são inofensivos. Mas, ao longo do tempo, alguns deles podem evoluir para o câncer de cólon, muitas vezes fatal, quando encontrado em seus estágios avançados.
Para contribuir para a prevenção dessa doença maligna, elaborei este artigo, que trata sobre os principais sintomas do pólipo intestinal. Assim, você poderá buscar o auxílio médico, caso identifique qualquer dos sinais, a seguir.
Tipos de pólipos intestinais
Existem duas categorias principais de pólipos: os não neoplásicos e neoplásicos. Os pólipos não neoplásicos incluem os hiperplásicos, inflamatórios e os pólipos hamartomatosos.
Esses tipos não se tornam cancerosos. Já os pólipos neoplásicos incluem os adenomas e tipos serrilhados. Em geral, quanto maior o pólipo, maior o risco de desenvolvimento do câncer, especialmente com os pólipos neoplásicos.
Qualquer um pode desenvolver pólipos no cólon. No entanto, o risco é maior nas seguintes situações:
- idade superior a 50 anos;
- sobrepeso ou obesidade;
- tabagismo;
- histórico pessoal ou familiar de pólipos ou de câncer de cólon.
Sintomas do pólipo intestinal
Pólipos no cólon não costumam causar sintomas. É importante realizar exames de rastreamento regulares, como a colonoscopia, já que nos estágios iniciais eles podem ser removidos de forma segura e completa.
A melhor prevenção para o câncer de cólon é a triagem regular de pólipos.
Mesmo sem gerar muitos sintomas, é importante ficar atento aos sinais a seguir. Caso identifique-os, é importante procurar um médico especialista.
Sangramento retal
Isso pode ser um sinal de pólipos, câncer ou outras alterações no cólon, como hemorroidas por exemplo. É preciso fazer um exame minucioso se houver este tipo de sangramento.
Mudança na cor das fezes
As fezes podem aparecer com listras vermelhas ou mais escuras. Uma mudança na cor também pode ser causada por alimentos, medicamentos e suplementos. Por isso, basta analisar por alguns dias, e mudar a alimentação, antes de comunicar seu médico.
Mudança nos hábitos intestinais
Constipação ou diarreia, que dura mais de uma semana, pode indicar a presença de um pólipo intestinal. Ao notar esses sintomas, é importante marcar uma consulta para comunicar ao seu médico.
Dor
Um pólipo intestinal pode obstruir parcialmente o intestino, causando cólica abdominal. Este sintoma também ocorre em diversas outras condições, porém, se ela é presente em conjunto com dois ou mais sintomas da lista, a causa provável é o surgimento de pólipos.
Anemia ferropriva
Se ocorrer o sangramento nas fezes, os sintomas podem piorar rapidamente. O sangramento crônico rouba do corpo o ferro necessário para produzir a substância que permite que os glóbulos vermelhos transportem oxigênio para o seu corpo. O resultado dessa alteração é a anemia por deficiência de ferro, causando a sensação de cansaço, podendo gerar pólipos no intestino, inclusive.
Por fim, ao notar dois ou mais desses sintomas, é preciso procurar um médico para que ele avalie, examine e inicie o tratamento adequado. Somente ele poderá diagnosticar de maneira precisa o pólipo intestinal.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!