obesidade

Existe prevenção para obesidade?

Quando se trata da obesidade, a maioria esmagadora dos casos tem origem na ingestão de calorias acima da quantidade que o organismo precisa. Ou seja, aquelas que são ingeridas e não são gastas com atividades diárias normais ou exercícios físicos.

Uma pessoa é considerada obesa quando o índice de massa corporal (IMC) é de 30 ou mais, sendo que uma das principais características da condição é o aumento da gordura corporal, o que contribui para o surgimento de problemas de saúde mais graves.

O tratamento para o quadro em questão envolve uma mudança no estilo de vida, dietas acompanhadas e prática de exercícios. Em casos mais complexos, a pessoa pode precisar de cirurgia.

Porém, é possível prevenir esse quadro e evitar problemas no futuro. A seguir, vamos dar algumas dicas sobre isso!

Como prevenir a obesidade?

A prevenção dessa condição é algo que a própria pessoa pode começar a fazer. Como veremos a seguir, algumas pequenas mudanças no dia a dia resultam em enorme ganho para o futuro

Ter uma alimentação balanceada

A alimentação é o ponto-chave. A dica é sempre colorir mais o prato e dar preferência para carnes magras e laticínios. Quando se trata de alimentos, quanto mais folhas e cor, melhor. Incluir legumes e frutas é sempre uma ótima ação.

Mas é preciso ter cuidado. Por exemplo, a batata e outros legumes que são ricos em amido devem ser consumidos com moderação, pois contam com muitos carboidratos. Além disso, a situação piora se os alimentos forem fritos.

Deixar as guloseimas de lado

Quem tem o hábito de comer muitos doces deve aprender a resistir à tentação, e, quando a situação for difícil, a dica é parar de comprar. Outra sugestão interessante é optar por doces mais saudáveis, com menos açúcar e feitos com frutas frescas. Vale lembrar que o problema não é comer o doce, mas o exagero no dia a dia.

Limitar o consumo de alimentos processados

Um dos grandes vilões causadores da obesidade são os alimentos processados. O motivo é simples: são amplamente acessíveis e com preços normalmente baixos. Por exemplo, é mais fácil comer um saquinho de batatas fritas que preparar um lanche nutritivo. O problema é que, em longo prazo, essa facilidade diária traz grandes prejuízos para a saúde.

A dica preventiva aqui é evitar qualquer coisa que seja vendida em saquinhos: não somente pela grande quantidade de sal e açúcar que podem ter, mas também porque esses produtos armazenam gordura em excesso. Em outras palavras, quanto mais processado o alimento, menos nutrientes ele tem.

Não pular refeições

Algumas pessoas acreditam que pular refeições é uma boa ideia para perder calorias e, assim, prevenir a obesidade. A realidade é bem diferente, pois, ao fazer isso, as chances de comer mais na próxima refeição são bem maiores.

Além disso, a pessoa pode ficar cansada mais rapidamente e mais lenta, uma vez que o corpo dela estará precisando de energia. Então, começar o dia com um café da manhã nutritivo é o 1º passo!

Por fim, uma última dica: é preciso manter uma vida ativa para prevenir a obesidade. Na falta de tempo para atividades físicas, podemos adaptar algumas coisas, como optar pelas escadas e deixar o elevador de lado, ir para o trabalho de bike ou caminhado e não ficar sentado por longos períodos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe