Refluxo Gastro-esofágico

Refluxo Gastro-esofágico: O que é?

O refluxo gastro-esofágico é o nome médico para a tão conhecida azia. A condição se caracteriza pelo retorno involuntário do conteúdo gástrico para o esôfago, órgão em forma de tubo que é responsável por conduzir o alimento que ingerimos até o estômago.

O problema acomete várias pessoas, mas nem sempre os paciente dão a devida atenção para esta questão e acabam buscando tratamentos caseiros ou ainda tomando algum tipo de medicamento para ajudar na digestão, o que dá a sensação de alívio.

Contudo, vale ressaltar que apenas um profissional médico poderá avaliar e indicar as melhores maneiras de resolver a doença. Depois de entender melhor o que é o refluxo, veja abaixo alguns sinais, diagnósticos e possíveis tratamentos.

Causas do refluxo Gastro-esofágico

Como o esôfago não está preparado para receber substancias ácidas, ele acaba sofrendo com irritações e até feridas. O conteúdo gástrico também acabando por afeta outras regiões do corpo, como boca, laringe e até os pulmões.

O problema aparece pois o esfíncter, que separa o esôfago do estômago, deixa de funcionar como uma tampa para impedir o retorno do conteúdo gástrico. O refluxo pode ser ainda resultado de estruturas musculares frágeis ou por causa da hérnia de hiato, que causa deslocamentos entre o esôfago e estômago.

Fatores de risco

Os fatores para o aparecimento do distúrbio são variados. Problemas de saúde, como hérnia de Hiato, diabetes, asma e obesidade, são considerados fatores de risco.

Em alguns casos, o refluxo está relacionado aos hábitos de vida, como tabagismo e alimentação desequilibrada (café, chá preto, alimentos ácidos). Mulheres que passam pela gravidez também podem apresentar o quadro.

Sintomas do problema

Os sintomas podem variar em cada pessoa, mas a azia é o sinal que mais aparece em pacientes com refluxo gastro-esofágico. Outros sintomas que merecem ser listados são;

• Regurgitação;
  • dores no tórax e na deglutição;
  • salivação excessiva;
  • em alguns casos, náuseas e tosse seca.

Diagnóstico e tratamento

O problema pode indicar a presença de outras doenças, por esse motivo é essencial buscar ajuda médica.

O primeiro diagnóstico é clínico, em seguida, alguns exames poderão ser importantes para identificar a situação. Entre os mais comuns estão a endoscopia digestiva alta e a pHmetria.

Para resolver o distúrbio, podem ser utilizados tratamentos clínicos ou cirúrgico. Além disso, o tratamento deve ocorrer com uma mudança do estilo de vida do paciente.

Um passo em direção à cura é adotar novos hábitos, como deixar o tabagismo de vez, reduzir consumo de álcool, não deitar depois de se alimentar, e adotar práticas de atividades físicas no dia a dia e cuidar do peso.

A dieta também deve receber atenção especial. Frutas e vegetais devem ocupar espaço de alimentos processados, frituras, alimentos ácidos e até mesmo carne vermelha. O refluxo Gastro-esofágico pode ser resolvido com uma dieta equilibrada e saudável.