refluxo

6 mudanças de hábitos para prevenir o refluxo

A doença do refluxo gastroesofágico, conhecida simplesmente como refluxo, é um problema bastante comum. Para se ter uma ideia, mais de 20 milhões de pessoas sofrem com esse problema no mundo inteiro.

O refluxo é resultado do funcionamento inadequado de uma válvula, localizada entre o esôfago e o estômago. Quando alterada, essa válvula não se fecha corretamente, permitindo que o conteúdo ácido do estômago retorne ao esôfago.

Os sintomas do refluxo são bastante desagradáveis e incluem azia, dor ou queimação no peito, vômitos, rouquidão matinal, dificuldade para engolir, mau hálito, tosse seca, soluços e inflamação do esôfago.

A boa notícia é que os sintomas podem ser controlados e, até mesmo, evitados com a adoção de alguns hábitos, que previnem a ocorrência do refluxo. Veja, a seguir, como evitar o problema.

Como prevenir o refluxo?

1# Adote alguns cuidados antes de dormir

Um hábito importante que ajuda a prevenir o retorno dos alimentos do estômago para o esôfago: evitar comer muito antes de se deitar! Além disso, é importante não dormir imediatamente após a última refeição. Elevar a cama em 20 ou 25 cm, na parte da cabeceira, permite que a cabeça fique levemente mais alta que o corpo, evitando o refluxo ao longo da noite.

2# Preste atenção aos líquidos ingeridos

Modere o consumo de bebidas alcoólicas, fuja da ingestão de líquidos muito quentes e abandone o hábito de beber sucos ou refrigerantes enquanto come, ou logo após as refeições. Café puro e chá preto não devem ser tomados com o estômago vazio.

3# Aposte em uma alimentação leve e balanceada

Alguns alimentos podem piorar o quadro de refluxo. É o caso das opções altamente gordurosas e condimentadas. Menta, chocolate, cebola, pimenta, tomate e embutidos também podem intensificar os sintomas.

4# Mantenha o peso equilibrado

O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para o desenvolvimento do refluxo gastroesofágico. Sendo assim, além de mudar os hábitos alimentares, vale a pena praticar exercícios regularmente para manter o peso ideal e impedir que o conteúdo gástrico retorne.

5# Fique de olho nos medicamentos

Alguns medicamentos, como broncodilatadores, beta-bloqueadores,  agonistas dopaminérgicos, antidepressivos tricíclicos e sedativos podem desencadear o refluxo. Caso você utilize algum desses medicamentos, e ele possa ser a causa do quadro, converse com seu médico sobre a possibilidade de substituir o fármaco.

6# Não fume

Além dos conhecidos prejuízos para a saúde pulmonar e oral, o tabagismo aumenta significativamente o risco de refluxo gastroesofágico. O hábito de fumar afeta o sistema digestivo, reduzindo o tônus do esfíncter esofagiano, exatamente a válvula que se localizada entre o esôfago e o estômago. Com isso, existe maior risco de ocorrer o refluxo. Para completar, quem fuma pode sofrer com a diminuição do fluxo sanguíneo e produção de muco no estômago, o que favorece o desenvolvimento de doenças, como úlceras pépticas e gastrite.

Caso as medidas preventivas não funcionem, o médico pode prescrever o tratamento fármaco, com medicamentos específicos, ou indicar a realização de cirurgia.

Quer saber mais sobre refluxo? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!