saúde do coração

Cirurgia bariátrica e saúde do coração: entenda a relação

Você sabia que a cirurgia bariátrica pode ser uma grande aliada da saúde do coração? Isso acontece porque boa parte das pessoas com sobrepeso possuem doenças cardiovasculares relacionadas à obesidade.

A hipertensão arterial é uma delas. Essa comorbidade, que envolve risco de vida, pode levar a um acidente vascular cerebral (AVC), a um infarto, à insuficiência cardíaca e até à paralisação dos rins.

Além da hipertensão, a obesidade pode causar o aumento da glicemia, do colesterol, triglicérides e até mesmo alguns tipos de câncer.

Por isso, a cirurgia bariátrica pode ser uma alternativa no tratamento de pacientes obesos com problemas cardíacos, que não obtiveram bons resultados com a dieta, os medicamentos e os exercícios físicos.

Entenda melhor como a bariátrica pode ajudar na saúde do coração. Acompanhe a leitura!

Sobrepeso e riscos para a saúde do coração

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais da metade das pessoas obesas são hipertensas. Essa doença está associada a complicações sérias para a saúde do paciente, como o AVC e o infarto agudo do miocárdio.

Isso acontece porque a hipertensão arterial sobrecarrega o coração, podendo causar hipertrofia (espessamento das suas paredes), dilatação e insuficiência cardíaca. Esse quadro favorece o desenvolvimento de doença arterial coronária, com risco de complicações, como infarto agudo do miocárdio. A condição pode levar o paciente à morte súbita.

O risco de complicações cardiovasculares está no excesso de gordura localizada na região do abdômen. O acúmulo de gordura abdominal, além de estar associada à hipertensão, também pode desencadear quadros de diabetes, colesterol alto e apneia do sono.

Como a bariátrica pode ajudar?

Um estudo realizado recentemente avaliou que pacientes com sobrepeso conseguiram controlar doenças cardiovasculares após a realização da cirurgia bariátrica.

Para chegar a esse resultado, profissionais do Hospital do Coração (HCor) selecionaram 100 pacientes obesos com hipertensão e os dividiram em dois grupos.

O primeiro grupo foi submetido à cirurgia bariátrica do tipo Bypass gástrico, que é a modalidade mais realizada no Brasil. O segundo grupo recebeu tratamento medicamentoso e dieta para a hipertensão.

O resultado do experimento mostrou que, no grupo submetido à cirurgia bariátrica 83,7% dos pacientes conseguiram reduzir o número de medicações e manter a pressão controlada. Enquanto isso, apenas 12,8% atingiram este objetivo no grupo que usou apenas dieta e medicamentos para pressão alta.

Um dado, ainda mais importante, constatado no estudo é que 51% dos pacientes operados conseguiram manter a pressão controlada sem nenhuma medicação. Ou seja, metade dos pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica se livraram dos riscos relacionados à pressão alta.

Com isso, ficou claro que há possibilidades de se obter eficientes resultados com a utilização da cirurgia bariátrica no tratamento de doenças cardiovasculares, ligadas à obesidade.

Por isso, pacientes com sobrepeso que já se submeteram a outros tipos de tratamentos, sem sucesso, devem conversar com um cirurgião especializado em bariátrica sobre a possibilidade de fazer o procedimento.

Quer saber mais sobre obesidade e saúde do coração? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!