vesícula biliar

Tudo o que você precisa saber sobre a vesícula biliar

A vesícula biliar é um órgão com formato semelhante a um saco, ou pêra. Sua principal função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado e responsável por ajudar o aparelho digestivo. O pequeno órgão fica localizado abaixo do lobo direito do fígado, atrás das costelas inferiores.

Algumas doenças podem acometer a vesícula, fazendo com que seja necessária a sua remoção, em alguns casos. Contudo, uma pessoa pode levar a vida tranquilamente sem a presença do órgão.

Para saber mais sobre essa parte do organismo, abaixo, vamos mostrar qual é sua anatomia e quais patologias podem ser desenvolvidas na vesícula. Acompanhe!

Como é a anatomia da vesícula biliar?

A vesícula tem entre 7 e 10 cm de comprimento e uma coloração esverdeada, devido ao armazenamento da bile. A composição da bile é à base de água, bicarbonato de sódio, sais biliares, gorduras, sais inorgânicos, pigmentos e colesterol.

Por ser conectada diretamente ao fígado e ao duodeno, a bile é transportada pelos ductos hepáticos, atravessando o intestino e sendo resguardada no ducto cístico. Dessa forma, quando o bolo alimentar é formado, a vesícula se contrai para liberar a bile e, assim, facilitar a digestão.

Principais doenças da vesícula

Pode ocorrer um bloqueio do fluxo biliar pelo ducto, fazendo com que enfermidades aconteçam. Também é comum que a vesícula apresente inflamações e infecções. Dentre as principais doenças que afetam o órgão, constam:

Colelitíase

Conhecida também como cálculo biliar, ou pedra na vesícula, ocorre quando surgem pedras dentro do órgão. Não existe uma causa única para a situação. No entanto, fatores como hereditariedade, alimentação inadequada, peso corporal excessivo e colesterol alto podem estar associados com a doença.

Um dos sintomas da colelitíase é a dor intensa, que pode ser confundida com dores no estômago ou nos rins. Essa sensação pode ser irradiada até as costas, sendo gradativa.

Para identificar a patologia, o médico realiza ultrassonografia da região abdominal, escolhendo o tratamento mais viável. Geralmente, a remoção do órgão pode ser a alternativa mais adequada.

Colecistite

É uma inflamação que acompanha o cálculo biliar. Também está relacionada com complicações causadas por outras enfermidades. Os sintomas costumam ser dor abdominal, náuseas, vômitos e sensibilidade aumentada ao ser tocado na região.

A doença pode ser aguda ou crônica. A aguda surge de forma repentina, provocando dor forte na parte superior do abdômen. A forma crônica é mais grave, pois o tratamento pode necessitar de intervenção cirúrgica de emergência.

Colangite esclerosante

A doença acontece quando há um estreitamento dos ductos, causado por inflamação e cicatrização. Assim, o tecido formado impede a passagem de substâncias que auxiliam na absorção de gordura. Como consequência, podem surgir insuficiência hepática, cirrose ou câncer.

O tratamento vai depender das condições de saúde do paciente e da evolução da doença. Em casos mais graves, será fundamental o transplante de fígado.

A vesícula biliar pode manifestar diversas complicações. Por isso, procure um médico especializado quando qualquer sintoma se manifestar.